4.9.06
Lição de Gramática
A Gramática é uma coisa linda. Se não houvesse gramática falávamos como...as avestruzes. Nunca soube o que era uma truz. Mas as avestruzes são aves que têm truz. Aí está, gramática.
Há uma coisa que me indigna. Certas palavras são diminutivos mas, no fundo, não têm razão de o ser porque são coisas grandes. O moínho. Coitadinho! Acaba em "ínho"...é pequenino. Será? Não! Um moínho é maior que uma baliza oficial de futebol onze (16:9 pal plus). A andorinha também acaba com um "inha". Está mal. É das maiores aves que existem no mundo.
Para mim, essas palavras deviam de ser lidas sem diminutivo. Seria tudo muito mais simples (e não enganavam as pessoas).
- Estas a moer o milho no mo?
- Que bela andora a voar!!!
Assim sim, vou impor-me. Amanhã, vou à Cam-bera Municipal apresentar uma reclamação. Já que falam mal no meu país, pelo menos na minha cidade têm de falar bem. Aliás, vou começar por dar o exemplo.
Estou com fome. Daqui a pouco vou preparar o jantar. Um belo cozido à portuguesa, com touço e um grande copo de vi a acompanhar. Sobremesa: pode ser um touço do céu. Vai ser isso. Se estiver calor, ligo a vento e tenho um daqueles farneis à maneira. Se a comida for muita convido sei lá...o minha viza. É bem jeitosa e não fala português. Nasceu muda. Uma coisa é certa...ela pode mudar de roupa, penteado ou até de casa, mas ser muda...isso não muda.
É muito melhor falar assim sem diminutivos enganadores. É quase como o anão. O anão é uma falsidade. Deveria ser aninho. O camarão, camarinho; o cagalhão, cagalhinho; o alçapão, alçapinho (ou Alsa Pinho); o pão, pinho; assim sucessivamente até se chegar ao tesinho. Anda tudo trocado na nossa gramática.
O Ronaldinho e o Mourinho também entram no lote destas mentiras. O Luisão...esse pronto, está bem.
Há uma palavra que deveria ser eliminada. Para além de ser diminutivo, é muito apaneleirada. Falo do rosmaninho. Nunca soube muito bem o que é essa porcaria. Mas, de duas coisas tenho certeza: ou deveria deixar de existir ou entao deveria dizer-se rosmano. Se os cães rosnam e comem rosbife, porque não lhes dar rosmano para se entreterem?
Bem, espero que tenham ficado esclarecidos com esta breve lição. Habituem-se, vou fazer história com a minha queixa.
Xauzinho
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
olaa:)
lá apareceu a ventoínnha :D!! hehe
adorei o texto
ainda tou a rir...XD
bjoo***
Enviar um comentário